Os moradores da zona Sul de Porto Alegre passarão a contar com 20 novos ônibus na próxima semana. A apresentação oficial ocorreu no Largo Glênio Peres, na presença de autoridades e da comunidade. Do total, 12 veículos são do modelo articulado e um é Bus Rapid Transit (BRT) - chamado de ônibus do futuro. Esse será o primeiro BRT a circular na Capital.
Mais espaçoso, ele deverá ser implementado gradativamente, oferecendo maior conforto e agilidade no transporte. Um dos diferenciais é que esse tipo de ônibus deverá reduzir o número de coletivos que chegam ao Centro. A ação integra o programa de qualificação e renovação permanente da frota de transporte coletivo da cidade. Segundo o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, são realizadas 30 mil viagens de ônibus até o Centro de Porto Alegre. A ideia é que o BRT reduza esse número e, ao mesmo tempo, traga mais qualidade ao serviço. Eles deverão interagir ainda com os ônibus da região Metropolitana. Para isso, haverá a interligação dos corredores de ônibus. Todos os veículos entregues têm acessibilidade.
Do consórcio STS, eles vão atender aos moradores das regiões Sul e Extremo Sul. Entre os bairros contemplados, estão Restinga, Lami, Hípica e Belém Novo.
O prefeito José Fortunati ressaltou que, para conseguir amenizar os problemas gerados com o aumento no número de carros nas ruas, é preciso investir na qualidade do transporte público. "Esse é o caminho para que os passageiros optem pelos ônibus e deixem seus carros em casa, diminuindo engarrafamentos", disse.
Recentemente, entraram em circulação 26 ônibus novos para atender 90 linhas da zona Norte da Capital. A previsão é de 270 novas unidades entrem em atividade até o final de 2011 - 49 serão do consórcio STS.
fonte:http://www.correiodopovo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário