Semáforos de 14 cruzamentos da 3ª Perimetral, trecho entre a Benjamin Constant e a Protásio Alves, já utilizam o Sistema de Controle de Trânsito Adaptativo em Tempo Real (Scats). A nova tecnologia, experiência colocada em teste pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a empresa gaúcha Digicon, já nos preparativos para a Copa de 2014, irá acelerar de 20% a 30% o tempo de circulação, a partir do controle de tráfego pelo número de veículos localizados nas proximidades dos cruzamentos.
Segundo resultados das aplicações do sistema em outras cidades, principalmente do exterior, seu uso reduz as paradas dos veículos em até 40% e diminui a incidência dos atrasos em cerca de 20%. O software também traz sua contribuição ao meio ambiente ao provocar a queda nas emissões de gases em 7% e de consumo de combustível em 12%.
Na medida em que o fluxo de veículos diminui, ou aumenta, o sistema permite a troca de sinais automaticamente, acelerando a circulação. No trecho em teste serão beneficiados cruzamentos de constante acúmulo de veículos, principalmente nos horários de pico, como os da Avenida Dom Pedro II com as ruas Américo Vespúcio, Barão do Cotegipe e Cristóvão Colombo, além da Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano, 3ª Perimetral com Anita Garibaldi e com João Caetano.
Vanderlei Cappellari, Diretor Presidente da EPTC, explica o projeto: "Sua implantação possibilita um ganho de praticamente mais uma faixa de circulação para os veículos. Se plenamente aprovado, como tudo indica, este tipo de sistema será implantado efetivamente a partir de 2012 também em outras vias de intenso fluxo, como a Farrapos, Protásio Alves, Bento Gonçalves, Assis Brasil e Sertório, entre outras".
fonte:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/
Nenhum comentário:
Postar um comentário